Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

COLUNA YARA BELCHIOR - Adauto Machado: “Sergipe, Cor e Cultura” Até o dia 30 de Junho de 2015 na J. Inácio

18/06/2015, 14:00

Coluna Yara Belchior

 

 

www.yarabelchior.com.br      

 

 

www.salvejorge.com - Salve, Jorge!  J

 

 

J

 


CULTURA E ARTE

 

Adauto Machado: “Sergipe, Cor e Cultura”

Até o dia 30 de Junho de 2015 na J. Inácio

 

 

Obra do Artista Plástico Adauto Machado. Foto: Secom/Se/ASN
"Com sucesso de público e com o atrativo extra da Galeria J. Inácio - localizada no Parque "Teófilo Dantas", Centro, onde está localizada também reformada Catedral Metropolitana de Aracaju - a Exposição “Sergipe, Cor e Cultura”, o mais recente trabalho do Artista Plástico sergipano Adauto Machado, será prorrogada até o dia 30 de Junho de 2015.

 

 

"A mostra tem como temática principal as manifestações culturais sergipanas, entre elas as festas juninas.

 

"Adauto, um dos maiores nomes das Artes Plásticas em Sergipe, é Pintor, Escritor, Desenhista Publicitário e Professor de Artes.

 

"Já participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

 

"As tradições culturais sergipanas como Taieiras, Chegança, Cacumbi, São Gonçalo, Samba de Coco, Parafusos, Guerreiro Treme Terra, Lambe-sujo e Caboclinhos, Cavalhada e Reisado são delicadamente retratadas em suas obras.



 

"Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, a boa repercussão da exposição, aberta em maio, também representou lucratividade para o artista. “Fez tanto sucesso a exposição de Adauto Machado que ela foi prorrogada até o fim de junho, já que a temática da exposição são os festejos juninos e as manifestações culturais, mas também por conta do retorno lucrativo que o artista está tendo. Foram vendidas, em menos de trinta dias, 15 telas. Então é uma forma que o artista subsista da sua arte e um dos desafios da nossa gestão é gerar um público consumidor da arte sergipana”, informou o secretário.



 

"A Galeria J. Inácio, localizada na Biblioteca Pública Epifânio Dória, funcionava em um espaço tímido da biblioteca. Para ter condições de receber adequadamente as obras plásticas expostas, uma sala passou por uma reforma, na qual itens como iluminação controlada e ventilação foram cuidadosamente planejados, dando dignidade ao artista que lá apresenta a sua obra e conforto as pessoas que visitam, conhecem e se enriquecem com as obras que lá são expostas.


 

“Outro dia passei e vi uma porção de jovens sentados ao chão olhando para as pinturas e uma moça lá com um papel falando para eles. Descobri que depois que a galeria foi reaberta, professores das faculdades dos segmentos de artes e arquitetura estão indo dar aulas no local para dar noções de arte, pintura e todas aquelas vertentes que tem tudo a ver com estes cursos. Fiquei extremamente gratificado, porque quando você faz um ato administrativo tem uma ideia muitas vezes simplista, mas o próprio espaço, quando a população se apropria, faz dele outra coisa diferente e não o que o gestor tinha idealizado. Então esta ocupação do espaço me dá momentaneamente a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou o secretário.

 

A Vernissage

 

"O trabalho apresentado nas telas da vernissage “Sergipe, cor e cultura” apresenta diversas tradições culturais sergipanas. A temática é inusitada na carreira de Adauto. A inspiração veio da infância, quando em sua cidade natal, Nossa Senhora das Dores, no interior sergipano, o artista contemplou, admirado, apresentações de grupos folclóricos. “Eu achava bonito. Tudo o que era folclore ou manifestação cultural sempre me atraiu, mas, a título de curiosidade, como expectador, não a fim de transformar aquilo em uma obra de arte, através de uma tela pintada por mim. As peças, em si, que serão expostas, tem uma conotação totalmente diferente do trivial”, relata.

 

"A vida das peças de Adauto, as cores com que ele apresenta a diversidade cultural sergipana funcionam, também, como uma documentação artística dos movimentos. “O fato de fazer uma exposição desse porte é muito importante. Eu me sinto honrado por fazer parte disso e de ser agraciado com essa coisa bela que é o folclore nas minhas telas”, complementa."

 

 

 
  • Medium 133a0d849df5dc5fc6b286fe29110b21
  • Medium 2cb68fe6bace687f9d64c17e296acc07
  • Medium 7277ad32f07e91471635e36358f56650
  • Medium 77f1d7daddcbfe4df372dfa9136c1f00
  • Medium bc3a01c14b4a9bbad769b281fc287505
  • Medium 6979d3cf80f30c1a29c2d8d0a64eac73
  • Medium 133a0d849df5dc5fc6b286fe29110b21

 Salve, Jorge!

  

Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém.   

 

* Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português/UFS; Pós-Graduação em Psicanálise/UFS; Iridologia/AMI. Entre as Colunas que assinou está a "Ponto de Vista", da Revista Veja.  

 

E-mail: yarabelchior@YARABELCHIOR.com.br  

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior.  

             

Retorne à Coluna Yara Belchior digitando assim, ou guardando em seus sites preferidos:

 

www.yarabelchior.com.br

 

www.salvejorge.com  

 

Aperte a tecla F5 do seu computador para ler esta Coluna sempre atualizada.

 

Deus está conosco J

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.