Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

COLUNA YARA BELCHIOR - TORRE GIGANTE, DE 325 METROS, ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA NA AMAZÔNIA, PARA MONITORAR O CLIMA E MUITO MAIS :) VEJA :)

22/09/2014, 20:30

 

 

Coluna Yara Belchior

 

 

www.yarabelchior.com.br      

 

 

www.salvejorge.com - Salve, Jorge!  J

 

 

J

 

 

 

 

MEIO-AMBIENTE

 

Torre Gigante, de 325 Metros, está sendo

Construída na Amazônia para Monitorar o Clima J

 

 

A Torre de 325 metros que está sendo construída na Amazônia. Foto: Fernanda Faria, Inpa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amazônia – Desmatamento

 

 

Os crimes de desmatamento de mais de 20% da Floresta Amazônica original vêm acontecendo há dezenas de anos, sem que nada de realmente concreto e forte para evitar tenha sido feito, como prisões e leis mais severas, por exemplo.

 

 

 

Amazônia – São Paulo

 

 

O detalhe e a coincidência do início da construção da torre tem, entre outros fatores, tudo a ver com a falta de água na maior cidade do Brasil e da América Latina, São Paulo.

 

 

São Paulo, pelo “progresso” do País, também desmatou e poluiu muito com sua concentração absoluta de milhares de indústrias numa só cidade, num só estado, sem cálculo de sustentabilidade ambiental algum para este montante, no passado mais recente, inclusive:

 

 

“ - A Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

 

" - Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. E sem chuva, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas”, ressalta o programa Fantástico/Jornal  o Globo, de 31.08.2014, na Internet.

 

 

E aí?! São Paulo é mesmo uma cidade de sorte, e merece melhor sorte mesmo, até mesmo pelo povo trabalhador e ordeiro que tem ...

 

... Diga-se de passagem, muitos Nordestinos, pessoas boas e corajosas, de fato J

 

 

 

A Construção

 

 

Então, hoje, no momento crucial da falta d´água em São Paulo, com os reservatórios da gigante cidade que não para atingindo a capacidade mínima ...

 

... E os índices de CO2 atingindo os piores índices no Planeta ...

 

 

... Anuncia-se que está sendo construída, no coração da Selva Amazônica, uma torre de 330 metros ...

 

 

... Para monitorar, de forma precisa, as interações entre o clima, a atmosfera terrestre, quiçá espacial, e a nossa Floresta Amazônica ...

 

 

... Coração e pulmão do Brasil, da América Latina e do mundo, pela sua extensão e grandeza.

 

 

 

O Projeto

 

 

O projeto está sendo pesquisado, testado e preparado há cerca de 07 anos, pelos mais renomados profissionais da área, imagina-se:

 

- Engenheiros, Cientistas, Técnicos e Operários que percorrem, religiosamente, o trajeto que vai da Capital, Manaus, até o local da obra, na Floresta Amazônica J

 

 

 

Como Chegar J

 

 

Imagine que saindo da Capital, Manaus, percorre-se 170km de estrada até alcançar o Rio Uatumã, na região da Barragem de Balbina ...

 

 

... Mais 40km em estradas de terra, nem sempre batida, que pedem carros com tração nas 04 rodas J ...

 

 

... 65km em transporte fluvial, de preferência boas lanchas, para resistir as intempéries inesperadas da Amazônia ...

 

 

... Até chegar numa trilha acidentada e difícil, com cerca de 13km mata a dentro, percorrida, diga-se de passagem, por quadriciclos e trator para levar os equipamentos mais pesados.

 

 

 

A Torre

 

 

A torre é gigante, maior que a famosíssima Torre Eiffel, em Paris, no coração da salvadora da vida, a nossa querida Floresta Amazônica J

 

 

Denominada de Atto, tem 325 metros, numa cooperação entre o Inpa e Instituto Max Planck da Alemanha ...

 

 

... que será responsável pelo monitoramento dos efeitos das mudanças climáticas globais na floresta amazônica, entre outras pesquisas:

 

 

 

Informações do Inpa

 

 

“ - Na sexta-feira, 16.09.2014, aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Torre ATTO (Amazon Tall Tower Observatory), ou Observatório de Torre Alta da Amazônia ...

 

 

... localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã (AM), simbolizando o início da construção da maior torre de monitoramento da América do Sul.

 

 

“ - A empresa responsável pela construção da torre é a San Soluções Ltda do Paraná, que venceu a licitação para a construção da torre.

 

 

“ - Sérgio Alves do Nascimento, representante da empresa, durante a cerimônia, relatou a importância que está sendo construir uma torre dessa magnitude na região amazônica e os desafios logísticos:

 

 

“ - Em média as estruturas que fazemos estão entre 50 e 150 metros e nós vamos entregar no final do ano uma estrutura de 325 metros no meio da floresta amazônica.

 

 

“ - Mas para isso tivemos que vencer uma logística impressionante, pois tivemos que trazer instrumentos para abrir uma estrada até onde a torre está sendo construída.

 

 

“ - Fora isso, tivemos também as dificuldades sazonais, pois muitas vezes as estradas ficavam intrafegáveis por conta da chuva”, disse Nascimento.

 

 

“De acordo com os pesquisadores envolvidos, a torre irá fornecer informações fundamentais para os avanços das pesquisas sobre as mudanças do clima.

 

 

“Para o Diretor do Inpa, Luiz Renato de França, os benefícios das pesquisas geradas não serão apenas regionais, mas também globais.

 

 

“ - Só podemos melhorar uma região a partir do conhecimento que temos dela. E esta torre irá gerar dados que permitirão um conhecimento maior sobre Amazônia, e logo os benefícios chegarão para a população.

 

 

“ - Mas esses ganhos transcendem a Amazônia, pois com as pesquisas relacionadas com as mudanças climáticas globais, o mundo todo se beneficiará das informações adquiridas nas pesquisas”, ressaltou o diretor. 

 

 

Expectativas

 

 

“O Coordenador da Parte Brasileira, o pesquisador do Inpa Antonio Manzi, conta que a ideia inicial de construir a torre veio do Instituto Max Planck da Alemanha, que já construiu uma torre de monitoramento na Sibéria, com 300 metros.

 

 

“Mas segundo ele, após discussões houve a ampliação das áreas de pesquisas de ponta na área de química da atmosfera (para medir trocas gasosas e reações químicas), na área de física de nuvens (formação de chuvas), e na área de processos de transporte de energia e matéria (entre a floresta e a atmosfera):

 

 

“ - Outra linha de pesquisa que conseguimos inserir, com a utilização da torre ATTO, foi a de observação direta da dinâmica dos ecossistemas de floresta de terra firme, o qual pretendemos, em longo prazo, medir os efeitos das mudanças climáticas globais na região amazônica.

 

 

“ - Com isso, a torre se tornará referência mundial em pesquisas sobre florestas tropicais”, comentou.

 

 

“Ainda de acordo com o pesquisador, quatro torres de 80 metros cada uma, ao redor da Torre Atto, serão construídas com o intuito de auxiliar a medição dos dados da torre principal:

 

 

“ - Estamos contando que a torre funcione sem parar durante uns 20, 30 anos”, informou Manzi.

 

 

“O investimento da cooperação científica entre Brasil e Alemanha foi de R$ 7,5 milhões para a construção da Torre Atto, que faz parte do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) do Inpa.

 

 

“A previsão é que seja entregue no fim de novembro de 2014.

 

 

 

Parceria

 

 

“Estiveram presentes na cerimônia de lançamento da Torre ATTO representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ana Lúcia Stival; da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti), Domingos Oliveira; da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Cristiano Gonçalves e Caroline Yoshida; da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Alessandro Michiles.

 

 

“Representando o Max Planck de Química estavam: o Coordenador do Projeto, Juergen Kesselmeier; a representante da Sociedade Max Planck para a América do Sul, Andreas Trepte; e a Assessora de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, Florian Wittmann.” (Inpa)

 

 

 

VÁ E VOLTE  J

 

 

https://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3332

 

http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,torre-gigante-vai-monitorar-amazonia,1559695

 

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/falta-dagua-em-cidades-tem-ver-com-devastacao-desenfreada-da-amazonia.html

 

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=torre+sendo+construida+na+amazonia

 

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=emissao+de+co2+atinge+os+maiores+indices+do+planeta+2014

 

 

 

Salve, Jorge!

  

 

Feliz Primavera :) Nossa Senhora da Vitória, na Igreja da Vitória, em Salvador-Bahia-Brasil. Foto: Yara Belchior, 2013 - www.salvejorge.com

Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém.

   

 

 

* Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português/UFS; Pós-Graduação em Psicanálise/UFS; Iridologia/AMI. Entre as Colunas que assinou está a "Ponto de Vista", da Revista Veja.

 

  

 

 

E-mail: yarabelchior@YARABELCHIOR.com.br  

 

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior.  

             

 

Retorne à Coluna Yara Belchior digitando assim, ou guardando em seus sites preferidos:

 

www.yarabelchior.com.br

 

www.salvejorge.com  

 

 

Aperte a tecla F5 do seu computador para ler esta Coluna sempre atualizada.

 

 

Deus está conosco J

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.