Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO VOLTA À TONA NO SENADO!!!

25/02/2014, 22:40

 

 

Coluna Yara Belchior

 

 

www.yarabelchior.com.br
   

   

 

www.salvejorge.com - Salve, Jorge!  J

 

 

 

J

 

 

 

 

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

VOLTA À TONA NO SENADO!!!

 

 

Valadares Fala sobre as Graves Consequências

da Baixa Vazão do Rio São Francisco

 

 

 

Senador Valadares, PSB/SE, 25.02.2014 - Foto: Reinaldo Ferrigno, Brasília/DF, Divulgação.

O Senador Antonio Carlos Valadares, PSB-SE, ocupou nesta terça, 25.02.2014, a Tribuna do Senado Federal para alertar sobre a baixa vazão do Rio São Francisco e suas graves consequências para a população do Baixo São Francisco.

 

 

 

"O senador lembrou que o rio fornece água para centenas de famílias; peixes para alimentação, que geram renda para os pescadores artesanais; irrigação para a agricultura local, além dos atrativos turísticos:

 

 

"“ - Todos esses benefícios ficam comprometidos quando a vazão do rio é reduzida, como está acontecendo agora. E não estamos falando de uma redução periódica e natural, resultante da alternância das cheias e das vazantes, mas de uma redução provocada pelo homem”, afirmou. 

 

 

"Valadares defendeu que é preciso discutir as consequências de medidas tomadas pelo setor elétrico, que afetam a vazão do rio e, consequentemente, a vida dos que dependem do São Francisco para sobreviver.

 

 

"Segundo Valadares, no ano passado, a vazão mínima praticada no mês de março pelas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó era de 1.400 metros cúbicos por segundo.

 

 

"Já, neste ano, com autorização dos órgãos do setor, essas usinas estão trabalhando com uma vazão de 1.100 metros cúbicos por segundo – abaixo, portanto, da vazão mínima de 1.300 metros cúbicos por segundo.

 

 

"“Essa redução gera consequências graves e, algumas vezes, irreversíveis para todo o Submédio e o Baixo São Francisco, regiões que englobam quatro dos cinco Estados banhados pelo rio: Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe”, advertiu. 

 

 

"Entre as consequências graves estão o comprometimento da navegabilidade pelo assoreamento, a formação de bancos de areia e o estreitamento do canal do rio; o escoamento reduzido de água, que afeta o ciclo reprodutivo dos peixes, prejudicando a pesca na região; menos água para as culturas agrícolas que dependem da irrigação; redução de biodiversidade, com espécies desaparecendo, algumas de forma irreversível; e prejuízo para o turismo, que se baseia no equilíbrio socioeconômico e ambiental da região.

 

 

"“É claro que a geração de energia elétrica pelas usinas instaladas no São Francisco é importante para o Nordeste e para o Brasil, mas ela não pode ser feita em detrimento da cadeia produtiva das comunidades ribeirinhas que tiram seu sustento do Velho Chico”, defendeu. 

 

 

"O senador Valadares alertou que ao alterar o regime de deflúvio do rio, o setor elétrico interfere em um ritmo de vida que é a base do desenvolvimento e do sustento de 125 mil famílias, apenas no Estado de Sergipe.

 

 

"Para Valadares, deveriam ser tomadas providências para revitalizar o rio, e não para reduzir ainda mais seu percurso. Ele lembrou que a PEC 27 de 2001, por meio da qual propõe a criação do Fundo de Revitalização do Rio São Francisco, e está empacada na Câmara dos Deputados há 12 anos.

 

 

"“Eu tenho minhas restrições com relação ao projeto de transposição das águas do São Francisco e já as manifestei aqui.

 

 

"Creio que é passar o carro na frente dos bois. Primeiro, precisamos revitalizar o rio e garantir que sua vazão respeite os limites mínimos estabelecidos legalmente, para, aí sim, expandirmos seus benefícios para outras regiões do Semiárido”, argumentou.

 

 

 

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) parabenizou a defesa de Valadares.

 

 

"Para ele, é necessário revitalizar o Rio, que gera riqueza não só para os cinco estados que banha, mas para todo o país.

 

 

Amorim defendeu a PEC 27 de 2001 afirmando que é preciso mudar o passivo social das comunidades ribeirinhas.

 

 

"O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) elogiou a iniciativa de Valadares.

 

 

"“O objetivo de vosso pronunciamento é defender o rigor e a saúde do Rio São Francisco”, disse.

 

 

"Ele, também, lembrou que o projeto de transposição do rio está atrasado e que é preciso dar continuidade e, também, se iniciar a revitalização.

 

 

 

"Valadares fez um apelo para que os órgãos ambientais e às agências reguladoras envolvidas na gestão dos recursos do rio solicitem providências ao setor elétrico, no sentido de regularizar a vazão do São Francisco.

 

 

"“Dessa maneira, vamos restabelecer, assim, os benefícios que garantem, de tantas formas, a sobrevivência de tanta gente no Norte de Minas e no Nordeste”, complementou." Por: Ana Paula Dourado (Brasília-DF) – Assessoria de Imprensa do Senador Antonio Carlos Valadares.

 

 

 

Salve, Jorge!

 

  

São Francisco de Assis, Rogai por nós que recorremos a Vós :)
Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém.

   

 

* Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português/UFS; Pós-Graduação em Psicanálise/UFS; Iridologia/AMI. Entre as Colunas que assinou está a "Ponto de Vista", da Revista Veja.

 

 

 

 

E-mail: yarabelchior@YARABELCHIOR.com.br  

 

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior. 

 

             

Retorne à Coluna Yara Belchior digitando assim, ou guardando em seus sites preferidos:

 

 

www.yarabelchior.com.br

 

www.salvejorge.com

  

 

Aperte a tecla F5 do seu computador para ler esta Coluna sempre atualizada.

 

 

Deus está conosco J

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.