Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

PSIQUE: TODOS NÓS TEMOS DIREITO A ILUMINAÇÃO. A MEDITAÇÃO AJUDA A POR FIM A VIOLÊNCIA, GERAL

24/04/2010, 21:03

 

 

 

 

COLUNA YARA BELCHIOR

 

 

www.yarabelchior.com.br   

 

 

O Portal e Provedor InfoNet tem uma média de 140 mil acessos diários. 

 

 

www.salvejorge.com  - Salve, Jorge!  J

 

 

 

 

 

J

 

 

 

 

 

PSICANÁLISE E O SOCIAL

 

Todos nós Temos Direito a Iluminação:

 

A Meditação Ajuda a por Fim a Violência

 

 

 

Yara Belchior
No filme “Ó Paí Ó”, a personagem que interpreta a Produtora, no próprio filme, pergunta a personagem Neuzão, dona do bar, sobre Dona Joana,
a crente, que mora no cortiço onde se passa o filme, no Pelourinho, em Salvador:

 

 

Produtora – Ela mora aqui?!

 

Neuzão – Ela mora mas não sabe que mora, é como se ela não soubesse que morasse, entendeu?!

 

 

Pois é. Dona Joana mora no cortiço, mas vive a vida dela diferente da maioria dos moradores do excelente filme, que virou inclusive mini-série de televisão, na Globo: “Ó Paí Ó”.

 

 

Neuzão imagina que Dona Joana não sabe que mora, mas Dona Joana, mesmo fanática, apenas vive o mundo dela mesma, o que acredita naquele momento, atribuindo tudo à Cristo de forma cega, à repressão do conhecimento mais amplo, e ao poder de Cristo, que interpreta à moda dela, até que tem uma grande decepção com um falso pastor, que se aproxima da igreja, e passa a ocupar o cargo, apenas para conseguir tirar dinheiro dos clientes, fiéis ...

 

 

Assim é a vida. Nem por isso Dona Joana, com toda a decepção, passa a se enfronhar nas desordens do cortiço, nem permiti-las em maioria. Ela continua vivendo a vida dela, as convicções dela, até que a própria vida as vá transformando, uma a uma, como faz com todos.

 

 

Amigos mais íntimos de Chico Xavier, o nosso venerável Francisco Cândido Xavier, afirmam que em vidas passadas ele foi o Padre Anchieta, autor, entre outras obras primas, do poema “Sobre a Virgem Maria Mãe de Deus”, incluso no livro “O Poema de Anchieta”, Editora Paulinas.

 

 

Chico, nesta vida, então, veio preparado e treinado apenas para psicografar as mensagens dos espíritos, transmitir poucas palavras em breves contatos com as pessoas, sem querer tentar catequizar quem quer que seja, por ser matéria espinhosa, a qual talvez tenha sido levado, em outras vidas, de forma que não cabe discussão agora, neste momento.

 

 

Na Revista “Viva” desta semana,  Edição Nº 551, 23.04.2010, inclusive há uma ótima entrevista com o filho adotivo de Chico, Eurípedes. Entrevista muito bem feita, e na qual ele parece ser bastante sincero, sem querer parecer ser o que não é.

 

 

A sinceridade, diga-se de passagem, é algo que desagrada.

 

 

A Revista britânica “The Economist” de hoje, 23.04.2010, afirma em suas páginas, sob o título “Uma Outra Silva”, que a candidata Marina Silva, ocasionalmente do PV à Presidência da República(os partidos não dizem muito sobre os candidatos), ”tem princípios demais”:

 

 

“ - É do tipo de político que ocasionalmente surge com princípios demais para uma disputa eleitoral em países como Brasil.

 

 

“ - O que lhe falta na máquina partidária, ela está tentando fazer com força ética”, diz a conceituada revista.

 

 

A revista ressalta ainda que o desafio de Marina não será fácil, já que as pesquisas a mostram com apenas 10% das intenções de voto popular.

 

 

A “The Economist”, uma das mais importantes do mundo, traz também a biografia da Senadora, que começou na vida política ao lado de Chico Mendes,  participou da fundação do PT e hoje é dissidente do partido, no governo federal  há quase oito anos.

 

 

A candidata Marina Silva, que deve chegar hoje, 24.04.2010 a Washington para participar de eventos em homenagem ao Dia da Terra, celebrado na última quarta-feira, 21.04.2010, deve se encontrar com políticos norte-americanos ligados à causa ambiental.

 

 

Agora, uma pergunta:

 

 

- Tomando como base o meio ambiente, observando que no Brasil os sinais se espalham de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, entrando pelo Nordeste - atingindo Pernambuco e até Sergipe, de forma drástica, com ventos fortíssimos primeiro, em poucos minutos, e, dias depois, chuvas torrenciais, que fizeram de muitos locais da cidade um rio bem caudaloso, passível de passagem, graças a Deus – temos ainda o que esperar de medidas paliativas, ou a natureza, mesmo, se revolta, reage, lei de causa e efeito, como o está fazendo, ocorrendo, a cada dia mais, em todo o mundo?!

 

 

 

Trigueirinho, autor de vários livros, entre eles “A Nave de Noé” e “A Energia dos Raios em Nossa Vida”, afirma, há muito tempo, há mais de 20 anos, bem, que não há mais tempo para mudanças interiores lentas ...

 

 

... que todos devemos tentar nos modificar aos poucos, é verdade, mas não a passos de cágado, pois que o dilúvio está chegando, e só as mudanças na forma de ver a vida, os paradigmas da vida, pode nos levar a algum lugar mais seguro.

 

 

As palavras, também, são raios. E embora os Evangelhos preguem perdoar setenta vezes sete, a Terra não tem mais como suportar tanta agressividade, e reage pelos vulcões, rios, marés, ventanias de Yansã. Salve, Jorge, e salve mesmo J, precisamos prosseguir e acreditar em algo melhor, e para isto, diante de tantos atributos diários - da vida e do que nos cerca, em forma de questões pessoais, familiares e restritas, temos também as sociais – precisamos orar mais(conversar mais com o que acreditamos) e agir mais de acordo com o que somos, pensamos, falamos:

 

 

- Palavras casadas com ações.

 

 

Com Marina não é diferente. E como uma pessoa que parece meditar e orar com certa freqüência, ela parece acreditar, como o Astrólogo Oscar Quiroga e como eu, que guardo o recorte das previsões dele de 06.09.2008, “O Universo Justo”:

 

 

“ – (...) Terra, processo de ajustes (...)

 

 

“ – O Universo , vivo e colossal, preserva o equilíbrio de seu plano.

 

 

“ – A revelação, desta beleza inefável do plano, pode ter demorado tanto que pareceu perdida para sempre. Porém, agora, começa a dar os sinais que brindam com esperança aos de coração puro, que não perderam a fé na Vida.

 

 

“ – Quando teus inimigos sejam iníquos e perversos”, em sinais constantes ao longo da vida, “não faças nada além de continuar indo ao encontro do Bem com maior força ainda”, pois embora as palavras e as ações firam como o fel, constantemente, a meditação, a busca do conhecimento interior, traz a Paz prometida pelos céus ...

 

 

... pois só conhecendo a si mesmo, tentando vencer os próprios sintomas, haveremos de chegar a algum lugar ainda mais seguro do que este, pois embora a Terra seja boa e fecunda, procuremos nos conscientizar disto, os homens é que talvez ainda não estejam à altura dela.

 

 

Os animais, muito mais que eles, sim, pois não ferem pelo sintoma/prazer de ferir, não agridem pelo sintoma de agredir, não matam pelo sintoma de matar, apenas pela lei selvática da própria sobrevivência.

 

 

Freud já dizia que, conhecendo os mecanismos que fazem a psique dos homens, dos animais e das flores, ficariam os próprios estarrecidos por si mesmos, que embora dotados de livre arbítrio, se comportam de maneira bárbara, e a reencarnação é um fato inegável, já estudado em forma de ciência, a Projeciologia, do nosso amigo e Professor de Curso em Salvador, Doutor Waldo Vieira, primeiro parceiro de Chico Xavier, que preferiu trilhar pela Ciência.

 

 

Durante o curso no Corredor da Vitória, marcado por suas árvores colossais, em Salvador, ao conversar comigo em particular, que pedi a ele uma breve orientação, palavra sobre a vida, me disse:

 

 

“ – Você é muito melhor do que pensa”, e isto me marcou para sempre.

 

 

Fizemos mais de 400 Entrevistas do Perfil do Leitor, destacando sempre o que as pessoas tinham de melhor, em quase uma dezena de anos num único Jornal, onde, em outra Coluna diária que assinava, abria sempre com uma Mensagem do Dia ou mensagem espiritualista, para elevar o astral das pessoas ...

 

 

 

... o que nem sempre agradava a uns poucos "colegas", ou pessoas do métier, interessadas em ocupar o espaço e por isso propondo pelas costas um estilo velho, agressivo e venenoso em demasia no modo de ser ...

 

 

... incompatível com a nova era, que hoje se estabelece e graças a Deus se fortalece muito, a proposta espiritual, que em 30 anos de Jornalismo sempre propusemos, muito antes de virar moda, o que hoje se chama de "auto-ajuda" e bate recordes de venda nas livrarias.

 

 

 

A coragem de ser sincero, ir na contra-mão do mundo e fazer o que realmente acredita e pensa não é para todos, o preço a pagar.

 

 

Na Ditadura Militar também enfrentamos muitas lutas, enquanto muitos nem haviam ainda nascido, ou se deitavam em berço esplêndido. Sou contra toda e qualquer espécie de ditadura, seja de que lado for, ou de qual espécie seja, inclusive espiritual.

 

 

A coragem de não ser anônimo, de não usar diversos e-mail´s falsos para um único IP verdadeiro que aparece no envio da mensagem, e tem quem localize quem é ...

 

... Não é fácil o confronto com o olhar, a sós, a dois ... Que o diga Chico Buarque na letra e música "Choro Bandido", que depois vale a pena ser escutada, e observada nas entrelinhas.

 

 

Voltando a Chico Xavier, no começo, com certeza ele sofreu muito. Jesus Cristo, para fundamentar sua proposta, até pela cruz passou, imagine.

 

 

Assim, lembrando Chico Xavier, e lembrando Waldo Vieira, foram os primeiros parceiros na psicografia da Doutrina dos Espíritos - que a consideram para todos, e não só para o Espiritismo Kardecista, ou os que se rotulam – e mesmo com pontos de vista de abordagem e momentos diferentes, nem por isso se estranharam, apenas seguiu cada um, em cada parte do Brasil, do Planeta chamado Terra, cumprindo a sua missão.

 

 

Waldo ainda prossegue na Projeciologia, e Chico, muito sábio, deu por encerrada as mensagens, após o desencarne, afirmando, segundo os familiares, que só transmitiria mensagens mediante um código, que deixou com a família. Quase polêmicas na Revista “Viva Mais”, citada acima.

 

 

Chico, um transmissor de mensagens, quase monossilábico no contato com os encarnados, nesta vida, sabia que a comunicação, a “catequese” ao longo dos anos era difícil, às vezes traumática, como talvez tenha acontecido na hipotética encarnação como Padre Anchieta, do qual prefiro lembrar através do longo poema, citado acima.

 

 

Assim, nesta encarnação, preferiu e talvez tenha sido melhor como cura algo diferente, quase psicanalítico, de consultório, gabinete mesmo, o morto que não é o cadáver, o pontuar sem fazer juízo de valor, sem tentar transformar, nunca, deixando o outro chegar à verdade por si mesmo, às próprias verdades, mesmo que para isto dure anos, séculos, talvez, quiçá que não J 

 

 

Inclusive, falando em Psicanálise, na citada entrevista dada pelo filho Eurípedes, está contida a afirmação de que Chico só fazia o que realmente desejava, pensava realmente, independente do que trouxessem esta ou aquela doutrina espiritualista, os companheiros “espíritas”.

 

 

Ou seja, embora psicografando sempre, emprestando o corpo, alma e cérebro aos mais diversos espíritos, pensava por si mesmo, amplamente, um ser Universalista, no melhor sentido da palavra, muito bem enfocada nas obras de Ramatis, entre outros grandes nomes, o próprio Chico, por exemplo.

 

 

É sobre esta possibilidade de serenidade, de meditação, que o autor David Lynch, autor de filmes considerados como pesadelos cinematográficos, a exemplo de “Eraserhead “, de 1977, que tem como personagem uma criança mutante...

 

 

... “Veludo Azul “, 1986, com voyeurismo e sadismo ...

 

 

... ou com enfoque em atores vestidos como coelhos, que falas sem nexo, texto sem fim ...

 

 

... fala em seu novo trabalho, um livro, sobre Meditação Transcendental, à qual diz ser adepto desde 1975, sobressaindo-se sobre o tema, entretanto, só agora, ao lançar em 2008 “Em Águas profundas - Criatividade e Meditação”, no Brasil pela Gryphus Editora, 204 páginas, R$29,90, Tradução de Márcia Frasão, que ele reproduz em entrevistas e palestras:

 

 

“ – (...) Na meditação, não se deve adicionar nem retirar nada. Você não sai por aí desenterrando autores mortos e perguntando a eles o que eles quiseram dizer com isso ou aquilo. É preciso descobrir por si próprio. Toda interpretação é válida.

 

 

“ - Estou cheio de serenidade, mas ainda não ao máximo. Se uma pessoa fosse completamente iluminada, nada a poderia desviar da serenidade. Esse é o futuro. É nosso direito de nascença, como seres humanos, ter iluminação”, finalizo com ele, David Lynch, que você pode conhecer melhor dando um Google nele, ou na Revista Época de 08.08.2008.

 

 

Saúde e Paz. O resto a gente caminha em direção.

 

 

Muito boas vibrações, muito Boa Sorte Yara Belchior – www.salvejorge.com

 

 

 

 

 

 

Salve, Jorge!

 

 

Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém. 

 

 

* Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português/UFS; Pós-Graduação em Psicanálise/UFS; Iridologia/AMI. Entre as Colunas que assinou está a "Ponto de Vista", da Revista Veja.  

 

 

E-mail: yarabelchior@yarabelchior.com.br

 

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior.

 

 

Retorne à Coluna Yara Belchior digitando assim, ou guardando em seus sites preferidos:    

 

 

www.yarabelchior.com.br 

 

 

www.salvejorge.com

 

 

Aperte a tecla F5 do seu computador para ler esta Coluna sempre atualizada.

 

 

Deus está conosco J 

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.