Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

PERFIL DO LEITOR: O Genial Eufrásio Moreira Feitosa - I - Bodas de Diamante

09/04/2010, 23:03

 

 

 

 

 

COLUNA YARA BELCHIOR

 

 

www.yarabelchior.com.br   

 

 

O Portal e Provedor InfoNet tem uma média de 140 mil acessos diários. 

 

 

www.salvejorge.com  - Salve, Jorge!  J

 

 

 

 

 

J

 

 

 

 

PERFIL

 

O Genial Eufrásio Moreira Feitosa:

 

I – Bodas de Diamante                                   

 

 

Dono de uma das maiores memórias factuais, vivas, do Estado de Sergipe, senão a maior, o Escritor e Poeta Eufrásio Moreira Feitosa completa neste sábado, 10.04.2010, 60 anos de casado com a senhora Alexandrina Moreira de Souza Feitosa.

 

 

 

 

Juntos, eles deram à luz a 18 filhos. Ele tem verdadeira veneração, amor, cuidado, carinho e proteção por ela, e ela por ele.

 

 

É o que se possa chamar de fantástico, em muitos sentidos.

 

 

Só para se ter uma idéia, o Escritor, Memorialista e Poeta Eufrásio Moreira Feitosa conhece de cor e salteado, nome por nome, toda a história genealógica, política, social e geográfica de Porto da Folha/Se.

 

 

Os nomes dos primeiros fundadores da cidade, após a invasão de Portugal no Brasil, em 1.500, e os fatos notórios que fizeram Porto da Folha despontar, no que se possa chamar de história da civilização, tudo isto ele tem de cor e salteado na cabeça:

 

 

“ – Este livro, tenho ele todo na memória, desde pequeno, quando ouvia as histórias dos mais velhos e guardava na mente”,
afirma o Memorialista e Poeta Eufrásio Moreira Feitosa sobre “Histórias e Memórias de Porto da Folha e sua Gente”, lançado em produção independente por ele, independente, pasme, com muitos esforços, pagando em prestações à gráfica.

 

 

 

Filho de Maria Joaquina Feitosa, dona Marieta e do Senhor Pedro Alves Feitosa, ele nasceu em 11 de novembro de 1926, na cidade de Porto da Folha/Sergipe:

 

 

“ – Na minha querida terra vivi até os 57 anos de idade, ouvindo dos mais velhos as histórias da origem da povoação e da genealogia de Porto da Folha.

 

 

“ – Agricultor, comecei a escrever no papel apenas aos 51 anos de idade.

 

 

“ – Afirmo ter sido fiel à tradição dos antigos, só escrevendo o que ouvi e aprendi de muitos velhos, que transmitiam o que sabiam com toda a consciência da verdade do que transmitiam.

 

 

“ – Por isto conservei os apelidos de pessoas e até de famílias, quando não me foram passados os nomes e sobrenomes.

 

 

“ – Quem não conhece a sua história não pode amar suficientemente a sua terra e o seu povo, porque só se ama o que se conhece, o que se sabe, o que se fez sentir”, afirma ele em alguns dos parágrafos do importante livro, resgate oral, fiel e seguro da genealogia e história de uma cidade, intercambiada com muitas outras, do sertão sergipano.

 

 

Apesar de não ter tido muita formação acadêmica, Senhor Eufrásio é o que podemos considerar de um gênio, por toda a sua memória viva, casual, factual e contínua de Porto da Folha, entre outros aspectos. Todo o seu amor pela arte, pela cultura e pelo saber, que ele busca sereno, sem vaidades e afetações que não dão nobreza às verdadeiras causas.

 

 

Um livro que só agora surgiu no papel, mas que antes, a memória do genial Escritor Eufrásio, serviu de base para o sucesso de muita gente.

 

 

Entre as obras do Escritor, Poeta e Memorialista Eufrásio Moreira Feitosa está “A Vida de Jesus”, com 454 estrofes de 07 versos, entre muitas outras.

 

 

O patrimônio artístico, cultural e memorialista de Sergipe, entre todos os seus expoentes, precisam procurar conhecer de perto este homem, grande na memória e na formação do caráter:

 

 

- Poucos como ele vi até hoje. Um homem formidável, que engrandece a quem o conhece e faz com ele parceria. Um homem de valor. Precisa dizer mais do que isto?!

 

 

Ao lado de Dona Alexandrina, também de ótima memória, ele construiu uma família íntegra, acreditando que “a vida do pai é a melhor cartilha dos filhos”.

 

 

No livro “Histórias e Memórias de Porto da Folha e sua Gente” você também saberá sobre a invasão e tomada de terras por forças políticas e jurídicas, da época.

 

 

Para adquiri-lo deve escrever para yarabelchior@yarabelchior.com.br que o apresentaremos.

 

 

Os nossos cumprimentos ao Senhor Eufrásio, Dona Alexandrina e família, por tão nobre data. Sessenta anos de casados, Bodas de Diamante, e com tanta harmonia, amor e sinceridade, não é todo dia, que se faz assim J

 

Muito Boa Sorte YBS.

 

 

 

 

Salve, Jorge!

 

 

Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém. 

 

 

* Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português/UFS; Pós-Graduação em Psicanálise/UFS; Iridologia/AMI. Entre as Colunas que assinou está a "Ponto de Vista", da Revista Veja.  

 

 

E-mail: yarabelchior@infonet.com.br

 

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior.

 

 

Retorne à Coluna Yara Belchior digitando assim, ou guardando em seus sites preferidos:    

 

 

www.yarabelchior.com.br 

 

 

www.salvejorge.com

 

 

Aperte a tecla F5 do seu computador para ler esta Coluna sempre atualizada.

 

Deus está conosco J 

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.