Início  Contacto - Yara Belchior Perfil Psicanálise e o Social
Destaques
BANESE Card
 Notas/Colunas
 Abraço de Chegada
 Mensagem do Dia
 Entrevistas
 Perfil do Leitor
 Artes/Literatura
 Iridologia
 Palestras
 Sexo
 Tudo é Energia
 Colunas Anteriores
 Email's e Respostas
 SOS Cidades
 Flashes e Eventos
 Esportes/Turismo
 Municípios
 Classificados
 Astral
 Artigos/Reflexões
 Meio-Ambiente
 Salve, Jorge!
 Santos e Orixás
 

Homenagem a Chico do Sal foi um Sucesso!

03/04/2006, 17:40

 

 

www.yarabelchior.com.br 

 

 

www.ybs.com.br

 

 

www.salvejorge.com

 

 

 

 

 

Homenagem a Chico do Sal

Foi um Sucesso

 

 

 

“Importante reconhecer as pessoas da terra.” (Francisco José dos Santos Neto, Administrador e Advogado, expert em Recursos Humanos, Diretor de Administração e Tecnologia do Banese).

 

 

 

“Francisco José dos Santos” é o nome que passou a se chamar a Agência Banese de Frei Paulo/Sergipe.

 

 

 

Com a presença do Governador João Alves Filho(PFL) e Senhora, Senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves(PFL); do Presidente do Banese, Jair Araújo de Oliveira e Diretoria; familiares, autoridades e amigos do homenageado, Francisco José dos Santos, atualmente no Plano Espiritual, a solenidade de reinauguração aconteceu conforme previsto, na manhã de sexta-feira, 10.02.2006, em Frei Paulo/Se.

 

 

 

O Cerimonial de Apresentação, muito bem organizado, foi assinado por Neilton Batista de Santana; Benção Litúrgica do Padre Talisson Ramos da Silva e Coquetel de David Britto, que, diga-se de passagem, primou pelo atendimento, sabor e qualidade dos seus produtos.

 

 

 

 

Presenças

 

 

Além do Governador João Alves Filho(PFL) e Senhora, Senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves(PFL); do Presidente do Banese, Jair Araújo de Oliveira e Diretoria e funcionários do Banese, estavam presentes na homenagem a Chico do Sal:

 

 

 

- O Prefeito de Frei Paulo, Aderbaldo Oliveira e a Vice-Prefeita, Ducelina Modesto; Presidente da Câmara de Vereadores de Frei Paulo, Ana Maria Dantas; O Diretor Francisco José dos Santos Neto, representando a família e filhos do homenageado: Aguinaldo, Vivaldo, Hunaldo, Terezinha, Maria do Carmo, João Edvaldo, José Alves, Edvalson, Cacilda e Ana Maria.

 

 

- O Presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, Deputado Antônio Passos; Deputados Federais José Carlos Machado e Mendonça Prado; Deputados Estaduais Arnaldo Bispo, José Milton e Goreti Reis;

 

 

- Secretários de Estado da Saúde e de Governo, José Lima e Nicodemos Falcão; Prefeitos Municipais Bosco Machado, de Carira; Manoel de Souza(Main), Campo do Brito; Eduardo Marques, de Pinhão e Erivaldo dos Santos, de Macambira;

 

 

- Vereadores de Frei Paulo Adenilza Oliveira, Vilma Dantas, José Ademir e Manoel Pereira; Gerente da Agência Banese de Frei Paulo, José Cruz Mendonça Filho; Coordenadora de Caixa Maria Márcia do Nascimento; Escrituraria Djaldina de Oliveira Dantas Lima e muitos outros nomes, abençoados na solenidade pelo Padre Jadson Ramos da Silva.

 

 

 

 

Discursos:

 

 

Jair Araújo

 

 

 

O Presidente do Banese, Jair Araújo de Oliveira, após saudar a todos, destacou o Governador João Alves Filho(PFL) como “um homem determinado que tem transformado a vida de Sergipe com grandes projetos”, durante toda a sua trajetória política.

 

 

 

Destacou o Banco do Povo de Sergipe, idealizado pela Senadora Maria do Carmo; a porta giratória da agência, “primeira até então no Banese, para dar maior segurança a Frei Paulo”; a missão do Banese, “de cada vez servir melhor a sua Clientela”; a placa com biografia do homenageado, Francisco José dos Santos, Chico do Sal, idéia de Soutelo e a exortação que sempre faz a todos, de comprarem os produtos e serviços do Banese para ajudar no desenvolvimento do Estado e no Banco de Sergipe.

 

 

 

 

Francisco Neto

 

 

 

O Diretor Francisco José dos Santos Neto discursa em nome da família e do avô homenageado, ladeado pelo tio José Alves; Presidente do Banese, Jair Araújo, ao fundo; Governador João Alves Filho e o Presidente da AL/SE, Deputado Antônio Passos.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em nome da família do homenageado falou o que acompanhou boa parte dos seus passos, Francisco José dos Santos Neto, Diretor de Administração e Tecnologia do Banese.

 

 

 

 

 

Chico Passos

 

 

Francisco Neto começou destacando a figura de um outro Francisco, além dele e do avô, Francisco Modesto dos Passos, Líder Político de Ribeirópolis/Se, contemporâneo de Chico do Sal, sem elogios ao caráter, simpatia e extrema lucidez de Chico Passos:

 

 

 

“ – Fui para passar 10 minutos, devido ao adiantado da hora, mas passei mais de duas horas conversando com ele. Um exemplo de vida, Chico Passos”, ressaltou Francisco Neto.

 

 

 

 

Edite Alves

 

 

A avó, Edite Alves, Dona Caçula, esposa de Chico do Sal, foi destacada por Francisco José dos Santos Neto como uma mãe que com muita humildade e determinação soube criar como poucos os seus 12 filhos, sendo fundamental para o sucesso de todos.

 

 

 

Esta atitude de Francisco Neto, de destacar primeiro um amigo da família, e depois a avó, senhora Edite Alves, mostra a elegância que ele sempre tem para com todos, especialmente as mulheres, que apesar da garra e determinação às vezes ficam completamente no anonimato, até de grandes festas, coletivas e biografias em prol de homenageado, conforme vi recentemente em grande ritual de comemoração de um grupo empresarial.

 

 

 

 

 

Avô em Frei Paulo por Opção:

 

 

A presença de Chico do Sal em Frei Paulo foi por opção. Natural de Itabaiana/Se, este pequeno caminho que Chico do Sal percorreu em direção a esta cidade vizinha na realidade tornou-se um grande percurso, devido ao sucesso alcançado em todos os empreendimentos que fez:

 

 

 

“ – Pobre e humilde, ele tinha muito orgulho do apelido, Chiquinho do Sal, e apesar de nunca ter exercido nenhum cargo político, por mera opção, pois convites não lhe faltavam nunca, foi um pouco de tudo.

 

 

 

“ – Todos o procuravam pela grande experiência de vida em muitas áreas. Esta homenagem é fruto de todo o trabalho que ele empreendeu.

 

 

 

“ – Chiquinho do Sal fez diferença na história desta agência aqui em Frei Paulo. A participação dele foi fundamental para que se fundasse e se mantivesse até hoje, como está agora, reinaugurada e com amplas instalações, com o que há de mais moderno no mercado tecnológico.

 

 

 

“ – Vale ressaltar que Sergipe só tinha sete agências do Banese no Interior. Foi difícil conseguir esta autorização do Banco Central mas ele(Francisco José dos Santos, Chico do Sal) enxergou que se esta agência de Frei Paulo fechasse a cidade sofreria muito com a ausência. Tanto pelos empregos para o povo como pelos serviços prestados ao mesmo povo.

 

 

 

“ – Então ele carreou vultuosos recursos financeiros dele, que tinha em Itabaiana e Sergipe para Frei Paulo, conseguindo depois destes depósitos dele a devida autorização para que a agência do Banese na cidade permanecesse.

 

 

 

 

Jair Araújo

 

 

 

O Presidente do Banese, Jair Araújo, ao lado de Francisco Neto com os pais, José Osias Dantas e Maria Therezinha Alves Dantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“ – Meu avô costumava dizer que o mundo é dos otimistas”, salientou Francisco Neto.

 

 

 

“ – Apesar do parentesco, devo dizer que é justa a homenagem que se presta a ele, sendo uma satisfação muito grande ter Jair na presidência do Banese, com grande visão, liberdade de atuação para a equipe e surpreendendo sempre a cada momento.

 

 

 

 

Familiares

 

 

O ex-Deputado Federal Manoel Messias Góis, esposo da tia Cacilda Góis, foi destacado pelo sobrinho Francisco Neto, assim como o familiar José Edinaldo, ex-Presidente do deso, “in memorian”:

 

 

 

“ – Messias Góis foi colocado na vida pública por João Alves; Cacilda Góis foi Assessora de Dona Maria do Carmo por muito tempo; José Edinaldo, ex-Presidente do Deso, fez excelente trabalho; eu, Francisco, tenho a honra de também fazer parte  do seu Governo”, disse, referindo-se a João Alves Filho.

 

 

 

 

João Alves Filho

 

 

“ – É um referencial de Estadista, com grande visão de futuro, devo afirmar para fechar com chave de ouro esta importante homenagem a Chiquinho do Sal.

 

 

“ – O senhor(João Alves Filho) teve a sensibilidade de enxergar o sertão. Sua avó Luíza veio da seca de Pernambuco em 1903, e deve ter-lhe ensinado este amor pelo Nordeste, pelo povo pobre.

 

 

 

“ – A nossa família está muito feliz, muito orgulhosa. Quem passa por a gente dá e leva um pouquinho de nós. E citou os tios, filhos de Chico do Sal: Aguinaldo, Vivaldo, Hunaldo, Terezinha, Maria do Carmo, João Edvaldo, José Alves, Edvalson, Cacilda e Ana Maria.

 

 

 

“ – É importante reconhecer as pessoas da terra”, finalizou o Diretor Francisco José dos Santos Neto em nome da família, na homenagem ao avô, solicitando em seguida que todos fizessem a Oração de São Francisco, no que foi amplamente atendido, antes e depois, com muitos aplausos.

 

 

 

 

Prefeito Aderbaldo

 

 

“ – Acertou. Herdou o nome do avô e representa muito bem a família”, afirmou o Prefeito de Frei Paulo, Aderbaldo Oliveira(PFL), referindo-se a Francisco Neto, destacando o trabalho do Presidente do Banese, Jair Araújo, e do Governador João Alves Filho.

 

 

 

 

 

João Alves Filho

 

 

Iniciando o seu discurso, o Governador destacou o Prefeito Aderbaldo Oliveira por sua lealdade, sempre presente em todos os eventos.

 

 

 

Saudou a comadre, Cacilda, e Messias Góis, que “sempre estiveram ao meu lado com amizade e lealdade”, destacou.

 

 

 

“ – O grande administrador Francisco Neto me surpreendeu. Conhecia o seu talento como grande administrador com tirocínio financeiro, mas saiu-se muito bem em seu discurso”, afirmou impressionado o Governador João Alves Filho sobre o Diretor Francisco José dos Santos Neto.

 

 

 

Sobre o Banco do Estado de Sergipe, ressaltou:

 

 

 

“ – O Banese é um patrimônio de todo o povo sergipano. Fui Governador por três vezes e nunca desapropriei nada. Aconteceu o inverso.

 

 

 

“ - O Banese nunca cresceu tanto, sendo respeitado no Brasil todo por seu excelente desempenho.

 

 

 

“ – Há três anos eram R$ 300 milhões em depósitos. Hoje são mais de R$ 1 bilhão em depósitos”, enalteceu, destacando, além do trabalho da Diretoria e funcionários do Banese, o Banco do Povo, idealizado pela Senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves(PFL), Primeira Dama do Estado.

 

 

 

“ – Vim para anunciar, entre outras obras, a construção de 80 casas, mas estou tão contente aqui que vou duplicar este número para 160”, finalizou com alegria.

 

 

 

 

 

Novas Obras e

Ações Administrativas

 

 

O Governador João Alves Filho(PFL) aproveitou a oportunidade para ao lado do Prefeito de Frei Paulo, Aderbaldo Oliveira(PFL) e de todos os presentes, autorizar ações administrativas em benefício da cidade:

 

 

 

- Construção da Praça Matriz do Alagadiço;

 

 

- Reforma e ampliação do Posto de Saúde na sede do município de Frei Paulo;

 

 

- Firmou convênio para funcionamento do Hospital e Maternidade Santa Mônica e

 

 

- Reforma do Clube Centenário, na cidade de Frei Paulo.

 

 

- Construção de 80 casas, que duplicou na hora para 160.

 

 

 

 

Francisco José dos Santos

          Chico do Sal

 

 

A autoria da indicação de homenagem a Francisco José dos Santos foi da Vereadora Ana Maria Dantas e Santana, aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo de Frei Paulo/Se.

 

 

 

Francisco José dos Santos, Chico do Sal, nasceu em Itabaiana/Sergipe em 01 de Janeiro de 1910, filho de Maria Rosa de Jesus e Quirino Correia de Mendonça.

 

 

 

Iniciou sua carreira vitoriosa em Frei Paulo/Se, como Tropeiro transportando açúcar dos engenhos, passando depois a desenvolver atividades comerciais com a venda de sal, cereais e algodão nas feiras livres de Frei Paulo e Carira.

 

 

 

Foi um dos principais compradores de algodão da região, o que o tornou um Comerciante próspero, voltado também para as atividades pecuárias.

 

 

 

Um dos pioneiros na defesa da instalação de uma Agência do Banese em Frei Paulo, inaugurada em 25.04.1968, foi também o seu maior correntista na época, transferindo os seus recursos das agências de Itabaiana para a pequena Agência do Banese de Frei Paulo, hoje justamente levando o seu nome.

 

 

 

 

 

Memória do Amigo

    Chico Passos

 

 

“ – Chiquinho do Sal era um banco, só que sem avalista. Ele costumava dizer que avalista é ruim porque no lugar de brigar com um briga com dois.

 

 

 

 

“ – Todo descaroçador de algodão quando queria dinheiro ia procurar ele.

 

 

 

“ – O apelido foi porque o sal faltou em Sergipe, ele era do ramo, foi lá para o Rio Grande do Norte e comprou uma grande quantidade de sal para abastecer Sergipe inteiro, ganhando muito dinheiro com isso.

 

 

 

- Chiquinho era muito inteligente e corajoso”, afirma o ex-Deputado Estadual por oito legislaturas, duas vezes Prefeito de Ribeirópolis e duas vezes Presidente da Assembléia Legislativa Francisco Modesto dos Passos(PFL), amigo do homenageado Francisco José dos Santos, Chico do Sal, atualmente no Plano Espiritual.

 

 

 

 

 

 

 

Salve, Jorge!

 

 

 

Que São Jorge Guerreiro, todos os Orixás e Espíritos de luzes continuem nos protegendo e abrindo os nossos caminhos hoje e sempre, Amém.  

 

 

 

* Yara Belchior é Jornalista-Colunista; Bacharela em Letras-Português/UFS, com Pós-Graduação em Psicanálise/UFS; Iridologia/AMI. Entre as Colunas que assinou está a "Ponto de Vista", da Revista Veja. 

  

 

 

E-mail: yarabelchior@yarabelchior.com.br

 

 

 

Reproduções somente com autorização da Coluna Yara Belchior. 

 

 

 

Retorne à Coluna e Portal Yara Belchior digitando assim, ou guardando em seus sites preferidos:

 

 

  

 

 

www.yarabelchior.com.br

 

 

www.ybs.com.br

 

 

www.salvejorge.com

 

 

 

Aperte a tecla F5 do seu computador para ler esta Coluna sempre atualizada.

 

 

 

Deus está conosco  J  

 

Paz, Amor, Saúde, Energia Positiva, Dinheiro, Sucesso, Proteção e Prosperidade J 

 

 

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores:
Yara Belchior na Infonet
Yara Belchior no Facebook
Banese
www.yarabelchior.com.br - Todos os direitos reservados. Proibidas cópias, transcrições e reproduções sem prévia autorização.